Especial Economia

Mani in pasta

"L'Italia è una delle priorità della politica commerciale brasiliana"

Marketing senza fiato

Cancella la pizza e porta un "frango xadrez"!!!

Vedovato lascia Fiat con saldo positivo

Un ristorante eloquente

Dieta che apre porte commerciale

Da goirnalista a proprietario di ristorante: le prodezze dei Morici tra Sicilia e San Paolo

Grupo Comolatti: successo ereditario

Dalla Serra Gaúcha alla civiltà brasiliana


Supplemento di Economia
Grupo Comolatti: sucesso hereditário

Gisele Maia

Sergio Comolatti assumiu em 1991 o comando de um dos grupos empresariais mais bem-sucedidos em distribuição e venda de autopeças, o Grupo Comolatti, fundado por seu pai Evaristo. Ao assumir os negócios da família, Sergio impôs uma nova dinâmica administrativa, expandindo e modernizando as atividades do grupo.
No início, o pai de Sergio, vindo do Norte da Itália no pós-guerra, mais especificamente no ano de 1948, comprou um caminhão e com ele atuava em vários estados do Brasil transportando combustível. Poucos anos mais tarde, em 1957, o empreendedor italiano abria uma loja de autopeças para caminhões Alfa Romeo que levava o seu nome, a Evaristo Comolatti e Cia Ltda. Em 1965 já existiam nove filiais.
Hoje em dia, o grupo que Sergio preside emprega aproximadamente 1700 pessoas em suas empresas. As envolvidas na distribuição de autopeças são a Sama Autopeças, Laguna, Abouchar, Tietê, Cofipe Iveco. Entre elas, algumas são mais antigas que o Grupo Comolatti e já gozavam de respeitabilidade de mercado mesmo antes de serem incorporadas. A Sama atuava há 43 anos no Brasil, com oito filiais, quando foi integrada ao Grupo Comolatti, em 1965. Hoje, há 17 centros de distribuição em todas as regiões do país. A Laguna também era uma empresa antiga quando foi incorporada, em 1995. Ela existia desde 1918, ano em que foi fundada pelo também italiano Cirilo Laguna. A Abouchar Pneus passou a fazer parte da holding em 1981, o que resultou na ampliação dos negócios, já que a empresa, hoje com 77 anos de atuação, passou a cobrir uma fatia – o mercado de pneus – ainda não explorado pelos Comolatti.
Mas o nome Comolatti também está ligado ao setor imobiliário com a Bernina Imobiliária. Além disso, à família italiana pertence um dos espaços mais prestigiados de São Paulo – o Terraço Itália, um restaurante localizado no prédio mais alto da cidade (Edifício Itália) e do qual se pode ver todo o centro financeiro da capital.
É lá, com a melhor vista de São Paulo, que o Grupo Comolatti promove diversos eventos relacionados às suas atividades sociais. A mais conhecida e tradicional é o chá beneficente, realizado há mais de trinta anos. A iniciativa começou com o empenho de Evaristo Comolatti e sua esposa, mas, atualmente, tem sua continuidade garantida pela filha do casal Tereza Maria Comolatti Ruivo. Até hoje, 304 instituições foram beneficiadas.
Desde o início da gestão de Sergio, também de acordo com o que há de mais moderno em gestão empresarial, o Grupo Comolatti vem investindo cada vez mais em ações de Responsabilidade Social. Só em 2002, de acordo com o Relatório de Atividades Sociais daquele ano, foram 8 milhões de reais direcionados para o bem-estar de seus colaboradores e dependentes.