Emilia Romagna - Subindo no mapa (de acordo com o trajeto que estamos fazendo) é a primeira região do Norte da Itália.

Considero a mais completa e privilegiada das regiões, sob todos os pontos de vista. Seu povo que a explora inteligentemente, comercializando seus produtos no mundo inteiro. No mar, criando uma grande indústria pesqueira e várias especialidades gastronômicas. Nas praias, juntando-se com a hospitalidade dos romagnoli, trazem o maior fluxo de turistas do mundo inteiro, destacando-se as cidades de Rimini e Riccione. Em suas grandes planícies e vastas colinas se cultivam todos os tipos de alimentos, como arroz, trigo, grandes variedade de frutas e verduras. Também se criam vários animais de abate, sem dúvida destacam-se os suínos, pois o preparo dos embutidos é muito bem elaborado. Por exemplo: a Coppa que é feita com uma parte do músculo do pescoço, o Cotechino usado para ser preparado com lentilha ou com os Bollito (cozidos) que é feito com grande quantidade da parte da cabeça do porco. O Zampone, que é uma perna de porco desossada e recheada com determinada parte do porco. Mas entre vários embutidos como o Culatello, Salame di Felino, Bondiola, Pancetta e vários outros. Eu acho que a mais famosa é sem dúvida a mortadela de Bolonha. Tem coisa melhor? Tem alguém que não goste? Todo mundo é louco por este delicioso embutido. Também não podemos esquecer do grandioso Prosciutto di Parma que é feito exclusivamente com coxa de suíno criado na região e curtido por no mínimo 12 meses no ar seco das colinas Emilianas, tornando-o um alimento gostosíssimo, saudável e de fácil digestão.

Queijos. Tem coisa mais famosa no mundo que o Grana Padano ou o Parmiggiano Reggiano? Acho que aqui não preciso falar mais nada.

A Emilia Romagna é o berço da cozinha italiana difundida no mundo e que deu impulso a chefes de cozinha de outros países a introduzir em suas especialidades iguarias típicas desta região.
Quero dizer que é muito comum entrar num restaurante francês e se deparar em seu cardápio com pratos como Fettuccine, Lasagne, Ravioli, Tortellini, etc.

Também nesta região encontra-se indústria de todos os tipos como a de fabricação do açúcar, massas, indústrias confeiteiras, de cerâmica, sapatos, vestuário e automobilística (Ferrari, Lamborghini, Maserati e outros).

Bolonha, a capital é um grande centro cultural, histórico e científico na vanguarda da medicina mundial, especialmente na ortopedia. Habitada por gente moderna e elegante.

Vamos ao que interessa: como prato escolhi o tão deturpado molho bolonhês.



Receita para quatro pessoas

Piatto Principale
Tagliatelle alla Bolognese

Ingredientes
200gr de carne de vitela moída - 200gr de carne de boi moída - 100gr de carne de porco moída - 100gr de mortadela moída - 100gr de fígado de frango picado - 100gr de pancetta (bacon) - 1/2 xícara de azeite - 1 cebola picada - 1 cenoura picada - 2 talos de aipo picados - 800gr de molho de tomate - 2 cravos da Índia - 1 lasca de casca de laranja - 1 copo de vinho branco seco - 1/2 noz moscada ralada - pimenta calabresa, sal e pimenta do reino - queijo parmesão - caldo de carne ou água.

Modo de Preparo do Brodetto
Colocar numa panela o azeite e a pancetta. Quando a pancetta começar a colorir coloque a cebola, a cenoura e o aipo. Deixar cozinhar até sentir o cheiro da cebola e então colocar as carnes. Refogar por cerca de 45 min., sempre remexendo com uma colher de pau. Temperar com sal, pimenta, noz moscada, manjerona e os cravos espetados na lasca da casca da laranja (isto facilitará a sua retirada). Deixar tomar gosto por cerca de 10 min. Coloque o vinho branco e deixe evaporar o álcool, a seguir coloque então o molho de tomate. Deixe cozinhar no fogo brando com a panela tampada por cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando. Adicionar água ou - preferencialmente - caldo de carne se for necessário. Deverá resultar em um molho denso, de coloração vermelha escura. Cozinhar a massa al dente, escorrer, juntar com o molho e servir com queijo parmesão.

Vini
São muitas as uvas cultivadas nesta região, as mais conhecidas são: Sangiovese e Lambrusco. Dos brancos Trebbiano, Malvasia e Scandino. Muitos são também os licores produzidos e, juntamente com os grandes brandy (conhaque), assim como os franceses e espanhóis, estão entre os melhores do mundo.