Piemonte - Ao falar desta região gostaria de unificá-la com a Valle d'Aosta, agora separada e autônoma, mas que outrora, formavam uma única região. Os dois povos, juntos, não deixaram deturpar seus hábitos culinários, mas sim, influenciaram países vizinhos como a França e a Suiça.
O Piemonte é uma região realmente encantadora: com planícies, muitas colinas e altíssimas montanhas, coroando os Alpes italianos. Não tem litoral, mas nem por isso deixa de ser uma das regiões mais ricas e desenvolvidas da Itália. Cheia de histórias...
Dos seus bosques brotam os melhores funghi e trufas, se criam rebanhos produzindo carnes nobres e um bom leite que é transformado em queijo de primeiríssima qualidade como por exemplo a Fontina que é usado derretido na Fonduta (Fondue) ou em recheios, gratinados, etc. Entre vários outros queijos desconhecidos aqui no Brasil, com certeza se destacam o Grana Padano piemontês.
Muito importante é a indústria dulcífera, com seus biscoitos e chocolates. Esta região também possuí as mais modernas indústrias, como a Fiat (Fábrica Italiana Automobili Torino) que está entre as maiores do mundo, sem dúvida.

Para as receitas, escolhi duas especialidades bem típicas do Piemonte e Valle d'Aosta que foram totalmente deturpadas de sua originalidade.


Receita para quatro pessoas


Primo Piatto
Risotto Piemontese al Vino Rosso

Ingredientes
u 500 gr de arroz u 150 gr de manteiga u 1 cebola cortada bem fina u 1lit. de caldo de carne u 2 xícaras de parmesão ralado u 2 taças de vinho tinto u sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo
Numa caçarola colocar a cebola e metade da manteiga, deixar colorir. Colocar o arroz e refogar mexendo com uma colher de pau por aproximadamente 5 minutos. Colocar o vinho tinto, aumentar o fogo e deixar evaporar o álcool. Baixar o fogo e colocar o caldo lentamente mexendo com a colher de pau. Temperar com sal e pimenta. Quando o arroz estiver pronto, apagar o fogo, juntar o restante da manteiga e o queijo. Bater vigorosamente com a colher até resultar em um risotto cremoso e aveludado. Servir após um descanso de alguns minutos.


Secondo Piatto
Costelette di Vitello alla Valdostana

Ingredientes
u 4 Costeletas (não encontrando pode ser preparado com filé mignon) u 200gr queijo Fontina fatiado (pode ser um queijo que derreta com facilidade) u Trufas brancas (pode ser usado também o azeite de trufas) u Pimenta e sal à gosto u Farinha de trigo u Manteiga para fritar

Modo de Preparo
Abrir a carne tipo borboleta, ou seja sem cortá-la por completo. Espalmar com cuidado até formar duas fatias finas. Rechear com as fatias de queijo e as trufas. Temperar com sal e pimenta. Fechar e pressionar com a palma da mão, passar na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca. Fritar na manteiga cuidadosamente revirando até pegar uma cor dourada. Servir com um simples risotto ou uma bela salada verde e radicchio.


Vini
Piemonte é a pátria dos vinhos mais nobres do mundo. É desta terra que se originam o Barolo, Barbaresco, Barbera, Dolcetto, Gattinara, Grignolino, Nebbiolo, Gavi e vários outros, todos muito conhecidos a apreciados no Brasil.