A capital do Valle D'Aosta é uma cidade cercada por formosas montanhas. Dotada de uma cultura bem antiga, Aosta é, hoje, uma cidade grande e movimentada, com diversas indústrias e um intenso mercado turístico. Seu centro abriga grandes praças e valiosas relíquias de seu passado, época em que os gauleses e salassianos foram capturados pelos romanos, e inúmeros monumentos foram erguidos ao então imperador de Roma, Augusto. Tais teouros justificam o apelido da cidade: "Roma dos Alpes".


Atrações Turísticas

Sant'Orso

O Sant'Orso constitui-se de um conjunto de construções sacras com uma das mais impressionantes arquiteturas da região. Em sua fachada, situa-se um portal alto e em estilo gótico. Seu interior abriga uma cripta com o túmulo de Sant'Orso, o padroeiro da cidade. Há, ainda, afrescos datados do século XI e um imponente claustro, que rodeia o seu pátio principal, esculpido com diversos detalhes.
Endereço: Via Sant'Orso. Aberto diariamente.


Castello di Fènis

Este é um dos mais belos castelos do Valle D'Aosta. Usado na Idade média (século XIV) como base militar, Fènis é, hoje, um grande exemplo da luxuosidade da época. O castelo possui torres dipostas assimetricamente, torreões e ameias, pequenos parapeitos localizados na parte superior de seus muros. No interior encontram-se belos afrescos da época.
Endereço: Fènis. Aberto para visitação diariamente, exceto Natal e Ano Novo.


Ruínas Romanas

Aosta é composta de várias ruínas, vestígios do domínio romano na região, no ano 25 a.C. Nesta época, para entrar na cidade, era necessário atravessar uma ponte e o Arco de Augusto. Este arco triunfal hoje tem sua arquitetura bastante alterada, pois em meados do século XVIII foi-lhe acrescentado um telhado. Passando pelo arco temos a Porta Pretoria, uma fileira de arcos de pedra com uma torre medieval a sua volta. Nas proximidades está o Teatro Romano, com uma fachada de 20 metros de altura e, mais ao norte, encontra-se o Anfiteatro. O Fórum Romano, última das ruínas a serem visitadas, localiza-se ao lado da catedral da cidade. Ele possui diversos caminhos e passagens subterrâneas, cujas finalidades ainda são desconhecidas.
Endereços: Via Baillage (Teatro Romano); Via Dell'Anfiteatro (Anfiteatro); Piazza Giovanni XXIII (Fórum Romano). Todas as ruínas estão abertas ao público diariamente.
Hotéis / Restaurantes



Milleluci
Endereço: Località Porossan Roppoz, 15.
Localização: No centro da cidade.
Tel.: 0165 23 52 78
FAX: 0165 23 52 84
Descrição: Hotel agradável, que funciona em uma antiga fazenda. Possui 33 quartos, todos com banheiro e televisão.
Preço:
Entre 150 e 300 mil liras. Aceita cartão de crédito.

Europe
Endereço: Piazza Narbonne, 1.
Localização: No centro histórico da cidade.
Tel.: 0165 23 63 63
FAX: 0165 23 40 566
Descrição: Hotel moderno com um restaurante famoso e salão de ginástica. Os 71 quartos possuem TV, ar-condicionado e banheiros.
Preço: Entre 150 e 300 mil liras. Aceita cartão de crédito.


Le Foyer
Endereço: Corso Ivrea, 146.
Localização: Próximo ao centro.
Tel.: 0165 32 136
Descrição: Serve ótimos pratos de peixes, além de um delicioso risoto de camarão.

Grotta Azzurra
Endereço: Via Croix de Ville, 97.
Localização: Próximo ao centro.
Tel.: 0165 26 24 74
Descrição: Pizzaria que também oferece boas opções de massas e peixes.

Vecchia Aosta
Endereço: Piazza Porta Pretoria, 4c.
Localização: Dentro das antigas muralhas romanas.
Tel.: 0165 36 11 86
Descrição: Restaurante que oferece pratos regionais, como terrines de vegetais e
raviolis.